top of page

SEMINÁRIO ESTADUAL DAS FAVELAS

Atualizado: 2 de ago. de 2019



Aconteceu no dia 15 de junho na sede do Movimento de Moradia dos Sem Teto da Zona Oeste e Noroeste filiado a UMM-SP União dos Movimentos de Moradia da Grande São Paulo e Interior o 5º Seminário Estadual de Favelas da UMM-SP.

O MDF é fundador da União e compõe a Secretaria de Favelas que organizou o seminário que contou com a participação de delegações de várias regiões de cidade e do interior, diversas favelas e ocupações representadas por 80 delegadas e delegados.

DE TETO E CHÃO NÃO ABRIMOS MÃO!

Essa foi a palavra de ordem que norteou o seminário que começou com uma mística de abertura e fala do companheiro Donizete da Coordenação Nacional da UMM e da Zona Oeste e Noroeste, a análise de conjuntura das favelas e depois do almoço os trabalhos de grupo com diversos temas, ao final cada um dos grupos trouxe propostas para o fortalecimento da luta das favelas e ocupações. No segundo semestre uma representação da secretaria de favelas irá organizar algumas caravanas para o Interior do estado e da Baixada Santista.

"Esse 5º seminário é fruto de um processo de reflexão sobre os desafios  que enfrentaremos nesse período, temos hoje mais de 10 processos de reintegração de posse chegando ao TJ-SP, mais de 600 famílias vivendo em áreas de risco só na cidade de São Paulo, mais de 2.000 favelas sem contabilizar as novas ocupações, o agravamento da crise e seus efeitos já tem sido muito sentido nas periferias e favelas e isso nos faz refletir e traçar estratégias de resistência e de articulação e fortalecimento de nossa organização."-


Manoel Almeida - Equipe Central MDF

Dentre as posições tiradas  no Seminário são: - A revogação da Pec do teto de Gastos EC 95. - Contra aas PPP`s  tanto a proposta do Estado quanto da Prefeitura de São Paulo, entendemos que as propostas não atendem os mais pobres. - A retomada dos processos de conferências da Cidade e retomada dos conselhos de participação. - Retomada dos programas de regularização Fundiária e de Urbanização de Favelas. - Não ao genocídio da Juventude Preta Pobre e Periférica e Favelada.



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page