top of page

RECICLORGÂNICO O QUE É ESSE PROJETO ??

Nos últimos anos o MDF tem realizado ações em defesa do meio ambiente, como oficinas sobre Reciclagem, Hortas e construção de Cisternas caseiras visando a conscientização da população de baixa renda sobre as mudanças climáticas, seus impactos e como podemos dar nossa contribuição para a mitigação e adaptação a esses fenômenos que já afetam a população, as altas temperaturas, as enchentes, a moradia precária em áreas de risco como solução possível para a moradia são questões que temos a enfrentar.

Sem perder de vista o papel que tem o poder público, nosso trabalho de pressão, busca de diálogo permanente e processos participativos para que políticas públicas atendam a população das favelas também vamos desenvolvendo ações nesse sentido, assim nascem projetos como o Reciclorgânico.



Em uma primeira etapa foram confeccionados baldes plásticos hermeticamente fechados, algumas famílias foram convidadas a participar do projeto que consiste em deixar o balde em casa para que os restos de alimentos sejam despejados e a equipe do projeto faz a coleta uma vez por semana, o resíduo é levado para duas hortas parceiras, a de D. Sebastiana em São Mateus e na Horta do Sítio dos Anjos em Ribeirão Pires para alimentar composteiras e assim produzir adubo. São participantes do projeto famílias residentes em algumas favelas da região de São Mateus.



“O Projeto tem crescido muito, são 98 famílias gerando uma média de 7kg por semana, 680kg por semana, quase 3 toneladas por mês. A demanda de famílias que querem se envolver no projeto é cada vez maior, é importante apontar que o projeto tem como intencionalidade além da coleta de resíduos orgânicos um processo de formação e conscientização, fazemos além da coleta, encontros periódicos com as famílias como processo de formação e conscientização sobre consumo consciente, qualidade na alimentação, desperdício e mudanças climáticas, outra questão que nos tem chamado a atenção diz respeito a identificar a qualidade na alimentação como por exemplo se a família tem consumido, frutas verduras ou legumes naquela semana, as levamos também para visitas ao Sítio dos Anjos e a Horta de D. Sebastiana.” – Marcelo - Educador do MDF e membro da equipe do Reciclorgânico.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page