top of page

Lideranças do MDF se reúnem em Assembleia


Na manhã de sábado dia 26 de novembro na sede do MDF aconteceu a Assembleia de Lideranças.

Após a abertura com uma mística e a partilha do café da manhã foi apresentado um balanço das ações do MDF no ano, as lideranças foram convidadas a falar sobre quais atividades participaram e quais os momentos mais importantes. Foram diversas falas que citaram desde as reuniões nas favelas, com o poder público, a mobilização para o registro dos títulos no cartório das favelas Vergueirinho, Divinéia e Vera Cruz, os momentos de formação, a importante presença da equipe no trabalho de base e os projetos mais recentes como o Bike Favela e o Reciclorgânico, sobre esses dois últimos projetos, duas novidades importantes que tem mobilizado principalmente as mulheres, as falas foram de agradecimento e de muita alegria, mulheres que aprenderam a andar de bicicleta, se encontrar, sair de casa, utilizar mais um modal de transporte que também é diversão, encontro e saúde, são alguns resultados positivos do projeto, já o Reciclorgânico onde as famílias tem o seu resíduo orgânico de suas casas, são levados para a horta do Sítio dos Anjos em Ribeirão Pires e para a Horta da D. Sebastiana em São Mateus para abastecer as composteiras, que, transformam esse resíduo em um composto orgânico para alimentar as hortas e, quando possível, parte da produção retorna para as famílias, essa experiência e o Bike Favela são formas de responder concretamente a perspectiva de construção de uma cidade sustentável.

Outro momento importante da Assembleia foi sobre as expectativas dos novos governos do estado e federal. Sobre o governo do estado surge uma preocupação com notícias de que é projeto do novo governo a privatização da Sabesp, empresa de saneamento do estado, essa possibilidade preocupa pelo fato de que aconteça com a água o que acontece com a energia elétrica, uma das mais caras do mundo e a população mais pobre é a mais afetada.

Já no que diz respeito ao governo federal a expectativa é de esperança na melhora das condições de vida e com a volta de espaços de participação popular como as conferências das cidades, programas como o Minha Casa Minha Vida e o PAC Favelas que era o programa do governo federal de urbanização de favelas.

Outra questão abordada e que foi muito bem recebida e lembrada que foi a apresentação e o lançamento da nova marca do MDF, o agradecimento ao apoio da Team-Creatiff que fez um trabalho primoroso e que tem sido um sucesso.

Concluímos a assembleia renovados por esse encontro, ainda temos muitos desafios pela frente, mas como sempre repetimos:

“De teto e Chão Não Abrimos Mão!”

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page