top of page

Encontro de Parceiros em São Paulo


De 21 a 24 de novembro a equipe do MDF participou do encontro de avaliação e planejamento organizado pela CAFOD – Agência Católica da Inglaterra e País de Gales para o Desenvolvimento. Reunidos na Casa Sagrado Coração de Jesus no Grajaú zona sul da cidade, as entidades que hoje compõem o PU – Programa Urbano e o PJE Programa de justiça Econômica apoiados pela CAFOD fizeram um processo de avaliação das atividades do Programa chamado de momento Sankofa, olhar para trás sem deixar de continuar seu caminho a diante, olhar os passos dados e planejar os passos futuros. A conjuntura atual foi considerada e também os reflexos ainda sentidos da Pandemia de Covid 19 que provocou um aumento significativo das desigualdades foram abordados

A equipe de CAFOD apresentou a nova estratégia baseada na Ecologia Integral que na definição do Papa Francisco no Documento Laudato Si “Ecologia Integral está relacionada a um desenvolvimento humano integral”.

O MDF a partir dos projetos que vem desenvolvendo nas favelas tem se referenciado pela ecologia integral, assim a questão ambiental não pode deixar de ser a referência, o Reciclorgânico, Recircular (parceria com Recifavela), Bike Favela tem sido frutos dessa nova mentalidade. A questão da moradia continua central, processos de urbanização de favelas e de Regularização Fundiária são vitais para que as famílias tenham um teto para morar.

Participaram do encontro as entidades Semeando, Grito dos Excluídos, Recircular, Jubileu Sul, Instituto Cultivar e MST, essa diversidade proporcionou uma riqueza de experiências e trocas durante o encontro. O trabalho de planejamento levou a refletir sobre novas estratégias e quais as mudanças necessárias para a concretização dos resultados propostos.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page