top of page

CRECHE JULIO CESAR DE AGUIAR CELEBRA 30 ANOS



Fruto do processo de mutirão organizado pelo MDF - Movimento de Defesa do Favelado - Região Episcopal Belém a Creche Julio Cesar de Aguiar celebrou 30 anos na Favela de Vila Prudente.

No começo dos anos de 1980 após uma tentativa frustrada da Prefeitura de São Paulo administrada pelo então Prefeito Mário Covas de uma tentativa de urbanização da Favela, após a resistência ao projeto de Desfavelamento do antigo Prefeito Jânio Quadros a Creche Caminhando Juntos administrada em parceria com a Sociedade Amigos da Favela de Vila Prudente e do Círculo de Trabalhadores Cristãos ligado a Paróquia de Santo Emídio na Vila Prudente foi demolida, diante da necessidade a Comunidade Católica da Paróquia de Santo Emídio, o Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente a Sociedade Amigos da Favela e o MDF - Movimento de Defesa dos Favelados - Região Episcopal Belém capitaneados pelo Padre Patrick J. Clarke, missionário Irlandês da Congregação dos Espiritanos e fundador do MDF começa o process o para a construção de uma nova creche.

"Essa creche é fruto da teimosia de acreditar nas utopias possíveis de um povo que reza junto, toma café e faz mutirão" - Patrick Clarke.

A Missa de dedicação da pedra fundamental foi celebrada por Dom Luciano Mendes de Almeida e a Inauguração ficou a cargo de Dom Décio, bispos auxiliares da Região Episcopal Belém.

"Foram mutas as pessoas que contribuíram com a realização desse sonho possível, o convênio ficou a cargo da então Prefeita Luiza Erundina, Martha Genta a Arquiteta do Projeto, uma diversidade de doadoras e doadores e a mão na massa ficou a cargo de muita gente boa da comunidade, nosso grupo de jovens da época e que hoje tem filhos atendidos na creche que ajudaram a construir, nossos sempre companheiros, Henrique Pacheco e Miguel Reis, são tantos, agente fica com receio de esquecer algum". - Patrick Clarke.

O Clima era de festa que se espalhou por toda a Favela, enquanto o povo ia chegando a comunidade ia cantando, as crianças do CCVP - Centro Cultural Vila Prudente fizeram um cortejo de Maracatu que começou na frente da Igreja São José Operário após a fala do Padre Patrick e se dirigiu á Creche, muita gente veio, ex funcionárias e diretoras que passaram e deram a sua contribuição, um clima de encontro de velhos e novos amigos e que cada um a seu tempo deu sua contribuição.

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page