A Importância da Visão Crítica e do Comprometimento na Formação de Lideranças Populares para o MDF é questão central.
- andre6671
- há 23 horas
- 3 min de leitura

Entre os dias 25 a 27 de julho realizamos no Sítio dos Anjos em Ribeirão Pires o CDL Social Ecumênico 4º nível, o curso realizado com a equipe de assessores do CCJ – Centro de Capacitação da Juventude, coordenado pelo Padre Jorge Boran da Congregação dos Espiritanos a mesma do nosso fundador Padre Patrick Clarke, que também é comprometido com a defesa do meio ambiente e que idealizou o Sítio dos Anjos como espaço de formação popular e de cuidado com a “Casa comum” a parir da preservação da mata atlântica onde o Sítio dos Anjos está instalado.

O Curso de 30 horas que a partir de vivências práticas e teóricas aborda diversas questões como Integração Dinâmicas de grupo, a Dignidade da Pessoas Humana entre outros temas e que tem como objetivos:
1. Capacitar para o trabalho em equipe;
2. Facilitar o autoconhecimento;
3. Despertar a confiança;
4. Facilitar a comunicação interpessoal;
5. Aprender a administrar o tempo;
6. Capacitar para captar e escrever ideias;
7. Despertar a consciência crítica;
8. Desenvolver uma espiritualidade/mística que dá sentido à vida;
9. Discernir valores e contravalores;
10. Despertar o compromisso;
11. Formar líderes.

“Foram dias de intensas atividades e de participação onde foi possível observar o envolvimento nas temáticas de todos os participantes, muito abertos a as propostas, um ambiente de confiança e de troca, acredito que nossas lideranças saem fortalecidas individualmente e que o MDF sai fortalecido em suas bases”. – Getúlio, membro da equipe central do MDF.
No MDF acreditamos que a formação de lideranças populares é um processo fundamental para o fortalecimento da participação cidadã, da democracia e da transformação social. Nesse caminho, dois elementos se revelam essenciais: a construção de uma visão crítica da realidade e o compromisso ético com o bem comum.
Desenvolver uma visão crítica significa capacitar as lideranças para enxergar além das aparências, compreender as estruturas de poder, identificar injustiças sociais e analisar os contextos históricos e políticos que moldam a vida das comunidades. É por meio da crítica que se rompe com o conformismo, com a alienação e com a lógica da dominação. Uma liderança crítica não apenas repete discursos, mas questiona, propõe, constrói alternativas e mobiliza pessoas para transformar a realidade.

“Foi muito assertivo essa proposta para nossas lideranças, os depoimentos demonstram o quanto esse momento foi causador de diversas reflexões pessoais e coletivas e para o MDF isso é fundamental, lideranças comprometidas, com visão crítica e preparadas para os desafios do cotidiano das favelas na busca por políticas públicas e o desenvolvimento de iniciativas que possam melhorar a qualidade de vida nas favelas”. Sueli – Coordenadora do MDF.

Liderar implica responsabilidade, e a ética deve ser a base de toda ação. Uma liderança popular comprometida com a ética não busca benefícios ou interesses pessoais, atua com espírito de serviço, escuta atenção a transparência.

A visão crítica e a ética, são fundamentos do processo formativo. É preciso criar espaços de formação, onde lideranças possam refletir sobre suas práticas, aprofundar sua consciência social e fortalecer seus valores. Assim, estaremos preparando agentes de transformação comprometidos com a justiça, a dignidade e a construção de um mundo mais humano e igualitário.

Belíssimo trabalho,