Histórico

Notícias


Câmara vai homenagear padre Patrick com o título de Cidadão Paulistano

23.06.2009

A Câmara Municipal de São Paulo homenageou, na noite de terça-feira (14), com o título de Cidadão Paulistano o padre Patrick Clarke. A iniciativa foi fruto de projeto do então vereador Paulo Fiorilo (PT) pelo relevante trabalho que “este irlandês de coração brasileiro tem feito pelas nossas crianças, jovens e adultos, moradores da periferia”.

 

Cerca de 250 pessoas compareceram ao Salão Nobre da Câmara para assistir à homenagem.


Todos os discursos tiveram uma característica comum: o reconhecimento pelos anos de vida que o padre Patrick tem dedicado aos mais necessitados de São Paulo.

 

Patrick, visivelmente emocionado, não mudou seu jeito. Parecia distante, longe, como se estivesse digerindo a situação, que era a solenidade, estranha ao seu dia a dia. O terno e a gravata não destoaram de seu andar pausado, premeditado, como as poucas, mas sábias, palavras que diz. A impressão é que o padre Patrick aproveitara a sessão solene para meditar sobre a vida, as conquistas, a paz que sempre buscou levar aos seus irmãos brasileiros, que encontrou nele, um irlandês, o porto seguro para a paz e a perspectiva


de uma vida e de um futuro melhores. Como sábio, padre Patrick mais ouviu do que falou.

 

O padre Patrick é um dos fundadores do Movimento em Defesa do Favelado (MDF) e do Centro de Convivência de Vila Prudente, que em novembro do ano passado completou 18 anos de existência. Sua luta para criar o MDF começou na década de 70, da luta dos favelados por saneamento básico e por moradia.

 

Esse desafio se concretizou na região Belém, por meio da formação de pequenos grupos que se juntaram, apoiados na fé e no sonho de transformar um mundo de miséria em um mundo de partilha.

 

Os moradores de favelas e cortiços começaram a discutir coletivamente suas necessidades de moradia digna, educação elazer. Aos poucos, tomaram consciência de que também são cidadãos e têm direitos.

 

A favela de Vila Prudente, uma das maiores da cidade de São Paulo, se destacou por ser o lugar onde os primeiros projetos se concretizaram. Uma rede de esgoto e uma creche fizeram com que esta comunidade começasse a acreditar no seu papel transformador. A primeira assembléia regional do MDF foi realizada em 1978, no salão da Igreja Nossa Senhora do Carmo. E em 1985 o MDF foi legalmente instituído, tornado-se referência na luta por moradia em toda a cidade.

 

Fazedor da Paz – O Centro Cultural Vila Prudente (CCVP), originalmente “Casa da Cultura”, foi criado em 1990 por Patrick. O Centro Cultural é de identidade católica, fruto da caminhada da Igreja nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e da Teologia da Libertação. Localizado na favela de Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo, o CCVP é “um pedaço do Paraíso no meio do mundo querendo proclamar que aqui se sonha. Um lugar sagrado que tem o poder de tudo transformar”.

 

“É nesse espaço que se experimenta o tesouro da criatividade na dança, no teatro, na música, no canto, na fé enquanto expressão fundante e aventureira do Imaginário, na arte irredutível de brincar com tinta e papel e na bem aventurança de estar vivo, livre e cheio de graça”, conta o padre Patrick.



voltar